quarta-feira, 22 de junho de 2011

ENTRAVE SOCIAL E CULTURAL

ENTRAVE SOCIAL E CULTURAL
1. Estamos vivendo um verdadeiro entrave social, cultural e econômico em São Luís do Maranhão. Exemplo: as instituições das três esferas Municipal, Estadual e Federal só funcionam no horário vespertino, não funciona no horário matutino no atendimento a população maranhense, muitas pessoas que trabalham no horário vespertino estão sendo prejudicadas por não ter opção de serem atendidas no horário contrário ao seu expediente de trabalho. Seria possível estas instituições funcionarem nos dois turnos como antes? Como acontece na iniciativa privada e outras?
2. A CAEMA empresa de saneamento e abastecimento de água e esgoto no Maranhão alega que faz racionamento de água na estiagem para fazer economia do produto fornecido à população, mas o que se percebe é a continuação deste processo de racionamento nas duas estações do ano: na estiagem e na cheia. Portanto fica entendido para a sociedade maranhense que o problema não é só a falta de água e sim a falta de investimento desta empresa em construção de novas represas e estações de tratamento de água, para ter um abastecimento com água de qualidade e contínuo para a população.
3. A CAEMA Constrói para abastecimento de água: uma rede de tubulação com canos plásticos que duram séculos e uma canalização com manilhas de barro para o recebimento do esgoto residencial, comercial, hospitalar e industrial que também duram séculos. Neste período é só faturamento no bolso dos consumidores inserido neste processo. Ela gasta apenas com energia e o tratamento da água, o esgoto é lançado diretamente no litoral maranhense sem um tratamento adequado.
4. É necessário a participação da população, sociedade civil organizada, ministério público e instituições governamentais protestar este processo prejudicial a todos os cidadãos e cidadãs usuários deste sistema.        
Entretanto essa canalização de esgoto das ruas no centro de São Luís, construída a séculos não tem vazamento de esgoto, o diâmetro desta tubulação de manilha de barro é 300 milímetros, no entanto nos bairro periférico da cidade e conjuntos de classes populares a realidade é outra, as manilhas de barro que recebe o esgoto têm apenas 100 milímetros de diâmetro, qualquer sedimento sólido lançado junto com o esgoto vai causar entupimento em toda rede.
5. A água servida a população de são Luís, é do sistema Italuís retirada do rio Itapecuru com muitas cidades ribeirinhas, lançando seus dejetos de esgoto residencial, comercial, industrial e hospitalar neste rio que abastece a população desta cidade. Ao passar pelo o sistema de tratamento do Italuís é liberada para o abastecimento e consumo da população. Que tipo de água está consumindo?
Parte da população da Ilha do Maranhão é servida com água do rio Paciência e da represa do Batatã construída nos anos 40 ainda no governo de Getúlio Vargas, recebendo água de vários pequenos rios. Os condomínios e a população de classe popular dos bairros periféricos são abastecidos com água de poços artesianos que em breve podem haver falta de água no lençol freático que alimento com água os mesmo. Motivo a cidade está sendo pavimentada com camadas impermeabilizantes, desmatamento da vegetação na especulação imobiliária  impedindo a passagem da água da chuva no abastecimento da recarga deste lençol freático.
6. Esperamos que os governos municipal, estadual e federal venham desenvolver projetos na criação de novas represas e estações de tratamento de água nesta Ilha do maranhão, incluindo os quatro municípios inseridos na mesma: São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Exemplo: a água dos rios destes municípios está sendo lançado direto no oceano Atlântico água que deveria estar sendo aproveitada por represas e estações de tratamento e servindo melhor a sociedade maranhense.
7. Fiscalizar a permanência da vegetação ciliar ou mata de galeria nas nascentes e margens destes rios para proteção e permanência dos mesmos de acordo a lei federal. Evitando o lançamento de lixo e esgoto, para evitar a poluição da água destes rios e disponibilizar melhor esta água para o atendimento a sociedade em geral.