sexta-feira, 6 de abril de 2012

A CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA ÁRVORES




1. A importância da conservação e preservação das árvores que servem para fortalecer setores da economia com madeira de lei para a indústria de papeis, da construção de residências e móveis em geral: como o ipê, maçaranduba, cedro, aroeira, andiroba, eucalipto, e várias outras espécies. Estas árvores estão em fase de extinção. A população está preocupada em explorar essas espécies somente para atender as suas necessidades de produção e lucro, explorando estas árvores produzidas pela própria natureza. Sem a consciência de conservar e preservar as mesmas para atender a necessidade desta geração atual e das futuras gerações.

2. Árvores que fornecem frutos e servem para contribuir na gastronomia e abastecer o mercado consumidor com produtos vegetais que irão servir como alimentos para os  seres humanos: como  juçara,  buriti, pitomba, caju, goiaba, bacuri, piqui, jenipapo, cupuaçu, cajá, várias espécies de manga e outras espécies. Estas árvores também se encontram em extinção, os seres humanos estão interessados somente em explorar e consumir os frutos destas espécies produzidas pela própria natureza. Não estão interessados em conservar e preservar estas árvores para atender a necessidade desta geração atual e das futuras gerações.

3. Está faltando vontade política por parte dos governos federal, estadual, municipal e iniciativa privada, em elaborar projetos que venham inserir na consciência humana a cultura da conservação e preservação destas árvores:

Com projetos de financiamento em longo prazo para reflorestar áreas de sítio, fazenda, e outras áreas de pequeno, médio e grande porte. Também reflorestar parques, praças, avenidas, ruas e residências.

Incentivar a população a plantar árvores em suas residências descontar 10% do valor do IPTU para quem plantar uma destas árvores frutíferas no quintal ou em frente à residência.

Assim estaríamos contribuindo para o desenvolvimento sustentável com projetos:

Economicamente viável;

Ecologicamente correto;

Socialmente justo;

Culturalmente aceito.

 O homem moderno parece estar ainda longe de valorizar as plantas como deveria de fato fazer. As plantas, organismos clorofilados, é que permitem que haja vida inteligente no planeta graças ao fenômeno que conhecemos como fotossíntese.
Além disso, representa a principal fonte de alimento para milhares de espécies, inclusive o ser humano. Atuam também no combate aos efeitos do aquecimento global.

Os vegetais são seres fotossintetizantes e produzem o próprio alimento a partir da matéria inorgânica, à custa da luz solar. Por isto eles constituem a base de todas as cadeias alimentares, isto é, eles produzem o alimento que pode ser utilizado por todos os outros seres vivos de um ecossistema. Além disso, eles desempenham importante papel na manutenção do clima e do solo, evitando a erosão que leva à desertificação.