- MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS: são os deslocamentos definitivos ou temporários dos habitantes de um lugar para outro.
- TIPOS DE MIGRAÇÕES: IMIGRAÇÃO, EMIGRAÇÃO, MIGRAÇÃO EXTERNA, MIGRAÇÕES INTERNAS, ÊXODO RURAL, TRANSUMÂNCIA, NOMADISMO, TRANSUMÂNCIA e PENDULAR.
- Os movimentos horizontais ou transladativos: são os deslocamentos definitivos ou temporários dos habitantes de um lugar para outro. É o caso do nomadismo, das migrações, da transumância e do êxodo rural. Entrada ou chegada de estrangeiros num lugar.
- A população migra devido a fatores naturais, religiosos, políticos e econômicos, esse último sendo o mais efetivo
- As migrações: são movimentos de pessoas de uma região para outra. São internas quando ocorrem dentro de um mesmo país e externas quando se dá de um país para outro:
- Emigração: é à saída da população de um lugar para outro.
- Imigração: é à entrada da população em outro lugar.
Tipos de migrações internas mais comuns:
1-Pendular ou diária corre nos grandes centros urbanos, direcionado dos bairros para o centro da cidade durante o dia, e do centro para os bairros ou periferia durante a noite, quando as pessoas voltam para casa. Caso bastante comum desse fato, ocorre entre Brasília e as cidades satélites (Gama, Sobradinho. Guará).
2-Transumância Movimento sazonal (periódico), muito comum entre o Sertão Nordestino e A Zona da Mata, no período da colheita da cana – de – açúcar, quando sertanejo procura esse serviço no litoral, voltando para casa no final da safra. - O Nomadismo: é o movimento constante praticado pelos povos sem residência fixa. É o caso dos ciganos.
3-Êxodo Rural: Migração do tipo campo – cidade.
Causas: Atração urbana, Industrialização, Mecanização agrícola
Estrutura fundiária deficiente - Conseqüências: Aumento do desemprego nas cidades, Aumento da violência urbana, Favelização e Agravamento dos problemas urbanos (saúde, moradia, serviços).
- Êxodo rural: Deslocamento de pessoas do meio rural para o meio urbano. Ocorre principalmente nos países subdesenvolvidos e, sobretudo naqueles que experimentam um processo rápido de industrialização.
Migração Interna: Deslocamento feito dentro de um mesmo país. O indivíduo que realiza este movimento é conhecido como migrante.
Migração Externa: Deslocamento feito entre os países. Ao sair o indivíduo é conhecido como emigrante, ao entrar ele será conhecido como imigrante. - Migração diversa: Entre zonas rurais, entre áreas urbanas, migrações em direção às áreas de descobertas de minerais, migração de fim de semana e outras mais.
- Áreas de repulsão populacional: são as áreas que perdem população por diversos fatores, como: carência de mercado de trabalho, atividades econômicas com dificuldades em atrair e conservar as populações locais, baixa qualidade de vida, desestruturação demográfica e familiar. Um exemplo de área de repulsão populacional é a Região Nordeste.
- Áreas de atração populacional: são as áreas que atraem as populações de outras áreas. Os principais fatores atrativos são: numerosas oportunidades de emprego, melhor qualidade de vida, condições climáticas favoráveis. Um exemplo de área de atração populacional é a Região Sudeste.
segunda-feira, 4 de julho de 2011
MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário