quarta-feira, 13 de julho de 2011

COLONIZAÇÃO

Colonização: é o ato de colonizar, ou seja, quando pessoas de um determinado país ou região vão para outra região (desabitada ou com nativos) para habitar ou explorar. No processo de colonização, ocorre a influência ou transferência cultural dos colonizadores para os colonizados e vice-versa.  
Existem dois tipos de colonização:
·        Colonização de exploração
·        Colonização de povoamento
No Brasil, por exemplo, a colonização de exploração foi a que predominou, pois os portugueses vieram para o nosso país, a partir de 1500, para retirar recursos naturais e minerais (pau-brasil, ouro, diamantes)  ou para produzir açúcar, levando o lucro para Portugal. Os portugueses não estavam interessados em desenvolver o Brasil. Este mesmo tipo  de Colonização ocorreu nos países da América que foram colonizados pela Espanha.
Na colonização de povoamento: os colonizadores buscam desenvolver a região colonizada. Criam leis, organizam, investem em infra-estrutura e lutam por melhorias. Como exemplo, podemos citar a colonização de Povoamento inglesa nos Estados Unidos.
Exemplos de colonização na História:
Colonização de Exploração e Povoamento na Americana: Os Estados Unidos foram colonizados pela colonização de povoamento por ingleses. O Canadá foi colonizado pela colonização de Povoamento pelos ingleses e franceses. O Brasil foi colonizado pela colonização de exploração pelos portugueses. Os países de língua espanhola da América (Argentina, México, Peru, Bolívia, Equador, Venezuela, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Chile, entre outros) sofreram colonização de exploração espanhola.
Colonização de Exploração da África: os países africanos foram colonizados pelos europeus (colonização de exploração). Portugal, por exemplo, colonizou Angola, Moçambique e Cabo Verde. A África do Sul foi colonizada pelos ingleses. Marrocos e Argélia foram colonizados pela França.
Colonização  de Povoamento da Oceania: tanto Austrália quanto a Nova Zelândia foram colonizadas pela Inglaterra.
Colonização de povoamento: é o tipo de colonização que aconteceu no Norte e Centro dos Estados Unidos nas Treze Colônias Britânicas (exatamente nas antigas colônias dos estados-membros dos EUA) e no Canadá. Também existiu na Austrália e na Nova Zelândia. Colonização de povoamento também é o tipo de colonização que o colonizador usa a terra como morada.
Colonização de exploração: nas quais a metrópole tem como interesse apenas explorar os recursos naturais da colônia para enriquecer e levar todo lucro a seu país de origem. Neste caso não há preocupação com a terra colonizada. 



 










Um comentário: