quinta-feira, 14 de julho de 2011

ESPAÇOS E PAISAGENS NATURAIS E GEOGRÁFICOS

1. ESPAÇO GEOGRÁFICO: é um imenso  Espaço  Geográfico mundial.

2. DIVISÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO:

1. ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL

2. ESPAÇO GEOGRÁFICO HUMANIZADO

3. ESPAÇO NATURAL.

3. O espaço geográfico mundial: é o espaço concreto ou físico inserido na interface "litosfera, hidrosfera, atmosfera". É o espaço de todos os seres vivos, e não vivos incluindo o espaço do ser humano.

3.1. Formação do espaço geográfico mundial: o espaço geográfico mundial foi formado a 4,5 bilhões de anos quando a Terra foi formada. Quando o ser humano surgiu na Terra ele já estava formado.

3.2. Mudanças no espaço geográfico mundial: houve mudanças profundas na sua estrutura, composição química e na paisagem geográfica. Oceanos apareceram, oxigênio ficou abundante, devido o papel das algas e plantas superiores. Com o tempo a humanidade começou a modificá-lo através da tecnologia. Hoje as paisagens geográficas estão bastante modificadas, mas a natureza continua determinando tudo ou quase tudo. Só o fato dos seres vivos e o ser humano precisarem respirar é um fator determinante.     

4. O espaço geográfico  humanizado: é aquele espaço natural que foi modificado pelo ser humano ao longo da história. Que contém um passado histórico e foi transformado pela organização social, cultural, técnica e econômica daqueles que habitaram ou habitam os diferentes lugares, ou seja, é uma criação ou um produto do trabalho realizado pela sociedade humana: (casas, estradas, edifícios, viadutos, pontes, ruas, plantações etc.).

5. ESPAÇO  NATURAL: é o espaço que o ser humano ainda não modificou.    

Predomina o conjunto de elementos da natureza (rios, mares, oceanos lagos, morros, serras, montanhas, planícies, florestas, matas, campos e o espaço sideral etc.).

PAISAGEM: a paisagem é a representação visível de vários aspectos do espaço geográfico humanizado e espaço natural.

DIVISÃO DA PAISAGEM:
·         PAISAGEM NATURAL
·         PAISAGEM GEOGRÁFICA OU HUMANIZADA.

PAISAGEM NATURAL: é a paisagem onde predomina o conjunto de elementos da natureza (rios, lagos, mares, oceanos, morros, serras, montanhas, planaltos, planícies, floresta, matas, campos e o espaço sideral etc.).

A PAISAGEM GEOGRÁFICA HUMANIZADA: é a paisagem onde predomina o conjunto dos elementos da ação humanos (casas, estradas, edifícios, viadutos, pontes, ruas, plantações etc.).

DIVISÃO DA PAISAGEM GEOGRÁFICA HUMANIZADA:
·         PAISAGEM URBANA
·         PAISAGEM RURAL

PAISAGEM URBANA: predominam elementos como carros, ruas, avenidas, praças, casas, edifícios etc.

PAISAGEM RURAL: predominam elementos como plantações de cereais, hortaliças, frutas, criações de animais ou, ainda, as áreas de reflorestamento e pastagens.

Segundo ALMEIDA & RIGOLIN (2005), é nas paisagens que estão inseridos todos os elementos presentes no espaço geográfico humanizado e no espaço natural: os elementos naturais (vegetação, relevo, clima, mares, oceanos, rios, lagos e o espaço sideral etc.) e os elementos da ação humanas ou culturais (que são os produzidos pela sociedade humana: carros, casas, edifícios, ruas, praças estradas, pontes, viadutos etc). Quando observamos um lugar, podemos descrever os elementos que formam a paisagem desse lugar: florestas, campos, indústrias, vilas, etc. No entanto, para que essa paisagem possa ser vista como dado geográfico, temos que estabelecer as relações econômicas e sociais e culturais, responsáveis pelo "retrato" de um lugar no espaço geográfico (a paisagem). Como conseqüência, as paisagens modificam-se, conforme as relações econômicas, sociais e culturais que ocorrem nesse espaço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário