quinta-feira, 7 de julho de 2011

SETOR DA ECONOMIA

Setores da Economia
A economia de um país pode ser dividida em setores:
·        Primário

·        Secundário

·        Terciário
De acordo com os produtos produzidos, modos de produção e recursos utilizados. Estes setores econômicos podem mostrar o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região.
Setor Primário: o setor primário está relacionado à produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos de atividades econômicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação.
Setor Secundário: é o setor da
economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc.).
Setor Terciário: é o setor econômico relacionado aos serviços. Os serviços são produtos não meterias em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades. Como atividades econômicas deste setor econômico, podemos citar: comércio, educação, saúde, telecomunicações, serviços de informática, seguros, transporte, serviços de limpeza, serviços de alimentação, turismo, serviços bancários e administrativos, transportes, etc.
Extrativismo: é um conjunto de atividades econômicas relacionadas à coleta ou extração de recursos naturais retirados da natureza, sejam estes produtos de origem:
·        Vegetal

·        Animal

·         Mineral.
Esses produtos podem ser cultivados para fim comerciais, industriais e para subsistência, é a atividade mais antiga desenvolvida pelo ser humano.
Extrativismo vegetal: é um processo de exploração dos recursos vegetais nativos (ou seja, naturais de um lugar), onde a pessoa coleta ou apanha os produtos que vai encontrando em uma região. A pessoa tem que andar pela mata ou campo à procura do seu objetivo: madeira, borrachas, ceras, fibras, frutos, nozes, produtos medicinais etc.
Extrativismo animal: No passado, para conseguir parte de seus alimentos, os seres humanos praticavam a pesca e a caça de animais. Atualmente existem técnicas mais desenvolvidas para a pesca comercial,
apesar da pesca artesanal e a esportiva serem praticadas de modo tradicional.
A caça é uma atividade que deve ser controlada para que alguns animais não entrem em processo d extinção.
Extrativismo mineral: trata da exploração dos recursos minerais da terra para posterior transformação nas indústrias, ou para consumo imediato, caso da água mineral. O Extrativismo Mineral é responsável pela grande transformação no ambiente onde ele é praticado, pois normalmente é encontrado no subsolo. O extrativismo mineral é um grupo que contém esses seguintes itens: Água, rochas, fogo, ar, sal, minerais metálicos entre outros...
Existem dois tipos de extrativismo mineral: aquele que emprega tecnologia reduzida, como o garimpo de ouro em rios, e o que utiliza equipamentos sofisticados e técnicas avançadas, como a exploração e extração de petróleo. 

Capitalismo: O capitalismo é um sistema de mercado baseado em vários princípios como:
· Propriedade privada dos meios de produção. As pessoas, Individualmente ou reunidas em sociedade, são donas dos meios de produção.
· A transformação das forças de trabalho em mercadoria. Quem não é dono dos meios de produção é obrigado a trabalhar em troca de um salário.
· A acumulação do capital. Em princípio, o dono do capital quer produzir pelo menor custo e vender pelo maior preço possível. O lucro é a diferença entre o custo de produção e o preço de venda do produto. 
. A divisão da sociedade em classe social.

Origens do Capitalismo:
Origem do sistema capitalista inicia–se na passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Com o renascimento urbano e comercial dos séculos XIII e XIV, surgiu na Europa uma nova classe social: a burguesia. Esta nova classe social buscava o lucro através de atividades comerciais.  

As três fases principais no processo do Capitalismo:
Primeira Fase DO Capitalismo:
Capitalismo Comercial ou Pré-Capitalismo este período estende-se do século XVI ao XVIII. Inicia-se com as Grandes Navegações e Expansões Marítimas Européias, fase em que a burguesia mercante começa a buscar riquezas em outras terras fora da Europa.
Segunda Fase do Capitalismo:
Capitalismo Industrial, no século XVIII, a Europa passa por uma mudança significativa no que se refere ao sistema de produção. A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, fortalece o sistema capitalista e solidifica suas raízes na Europa e em outras regiões do mundo.
Terceira Fase do Capitalismo:
Capitalismo Monopolista-Financeiro, iniciada no século XX, esta fase vai ter no sistema bancário, nas grandes corporações financeiras e no mercado globalizado as molas mestras de desenvolvimento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário