sábado, 2 de julho de 2011

IMPORTÂNCIA DAS FLORESTAS

As florestas garantem a condição favorável da existência dos seres vivos, o clima e os recursos naturais existentes. Quando não damos a devida importância a elas e não as preservamos, o resultado é o desequilíbrio da ordem natural dos ecossistemas e conseqüentemente a diminuição de nossa qualidade de vida."

As florestas são indispensáveis na nossa vida na terra, isto porque elas liberam oxigênio, o que permite a respiração da maior parte dos seres vivos. Saiba que toda a vida na terra não existiria se não existissem as plantas no planeta, a Terra seria um planeta sem vida.
 Há uma relação muito íntima entre a floresta e a água. As árvores funcionam como esponjas que abastecem as reservas subterrâneas. A carga de água dos rios está relacionada à existência de florestas e pode ficar comprometida se continuarmos no processo de devastação das matas ciliares ou matas de galeria e áreas verdes do planeta.

A importância da floresta para o meio ambiente é enorme, pois suas raízes ajudam a evitar a erosão do solo. Suas folhas que cobrem o solo também ajudam a evitar a erosão e ainda permitem que a água das chuvas possam lentamente infiltrar no solo e auxiliar na recarga de água no lençol freático, ao passo que a ausência de vegetação favorece o processo de erosão e lixiviação.

As florestas também têm uma função de regular o clima, pelo sistema da fotossíntese, absorvem o gás carbônico da atmosfera decorrente de inúmeras atividades humanas.

As árvores são seres vivos porque nascem, crescem, reproduzem-se e morrem.
Por isso, a preservação das florestas ganha uma maior relevância, já que elas têm uma função de regular o clima, uma vez que, pelo sistema da fotossíntese, absorvem o gás carbônico, que é liberado na atmosfera e são responsáveis pela produção de oxigênio, vital para nossa sobrevivência.

Embora a maioria das pessoas não perceba que as florestas são indispensáveis para que haja vida na terra. Elas cobrem 31% de toda a área terrestre do planeta e têm responsabilidade direta na garantia da sobrevivência da biodiversidade terrestre.

As árvores em vias públicas e demais áreas livres de edificação são constituintes da floresta urbana, atuam sobre o conforto humano no ambiente, por meio das características naturais da vegetação arbórea, proporcionando sombra para pedestres e veículos, redução da poluição sonora, melhoria da qualidade do ar, redução da amplitude térmica, abrigo para pássaros, harmonia estética, amenizando a diferença entre outros componentes arquitetônicos como prédios, muros e grandes avenidas.

Existem aspectos positivos das árvores nas cidades os quais podem ser mensurados, avaliados e monitorados, caracterizando benefícios e, consequentemente, objetivos que passam a ser estabelecidos no planejamento:
- estabilização e melhoria microclimática;
- redução da poluição atmosférica;
- diminuição da poluição sonora;
- melhoria estética das cidades;
- ação sobre a saúde humana;
- benefícios sociais, econômicos e políticos.

Pode-se citar também a absorção da radiação ultravioleta, dióxido de carbono e a redução do impacto da água da chuva e seu escorrimento superficial.





A queimada aplicada após a derrubada para preparar o solo para agricultura e pecuária. também gera muitos gases fazendo aumentar o seu nível de concentração na atmosfera, sendo também um fator para o aquecimento global. 

Outro que favorece o desmatamento é a pecuária, pois, os proprietários, vendo a possibilidade de terem mais lucros, utilizam suas terras para criar o boi que no mercado internacional possui um alto valor econômico. A carne bovina brasileira está muito valorizada no mercado internacional, porque o nosso boi é chamado de “boi verde” pois ele só se alimenta de pasto, ao passo que em boa parte do mundo, o gado se alimenta de ração.

Portanto, percebe-se que muitas vezes, uma prática tão inocente pode esconder uma verdadeira destruição à biodiversidade.

É preciso uma atuação forte do Poder Público e das instituições não governamentais e sociedade civil organizada, criando práticas que garantam à preservação das florestas. Dar valor econômico à floresta em pé. Precisamos de políticas muito fortes de educação ambiental, criando espaços de reflexão, pois o ser humano consciente pode modificar muitas práticas. Pode deixar de comprar carne que decorre de um desmatamento, pode também comprar madeira que foi retirada de um manejo sustentável. Todavia, é preciso que em primeiro momento o Poder Público dê incentivo  a essas práticas, pois caso contrário, só uma parcela consciente e com poder aquisitivo poderá fazer essas opções.

A preocupação com o meio ambiente envolve tudo em nossa vida, porque a Terra é nosso lar comum, criar atividade sustentável deve ser uma tarefa de todos os seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário