quinta-feira, 7 de julho de 2011

DIVISÃO DO CONTINENTE AMERICANO

América Platina, Andina, Amazônia continental e Amazônia Legal:
A América Platina: é uma região da América do Sul formada por três países (Argentina, Paraguai e Uruguai) que são banhados pelos rios formadores da Bacia do Rio Prata. Além disso, possuem uma história em comum durante grande parte do período colonial. Esses três países já participaram de uma mesma administração, e ambos possuem um passado de conflitos e cooperações com o Brasil.

A América Andina: é composta pelos seguintes países Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Todas essas nações são cortadas pela Cordilheira dos Andes na América do Sul, daí a denominação América Andina. A superfície ocupada pela América Andina corresponde a 5,3 milhões de quilômetros quadrados.
A Cordilheira dos Andes se estabelece de norte a sul no extremo oeste da América do Sul.
Todos os países que compõem essa parte da América possuem como principais atividades econômicas: a produção agrícola e extrativista, tais como a extração de minérios e a prática da pesca. O setor industrial é relativamente modesto, as indústrias existentes têm suas produções vinculadas à agroindústria e processamento de produtos agrícolas, como fábricas de alimentos, tecidos e vestuário, além do beneficiamento de minérios. A Venezuela é grande produtora de petróleo e integra a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

Amazônia Legal: A atual área de abrangência corresponde à totalidade dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte do estado do Maranhão (a oeste do meridiano de 44º de longitude oeste), perfazendo uma superfície de aproximadamente 5.217.423 km² correspondente a cerca de 60% do território brasileiro.

AMAZÔNIA CONTIMENTAL: PAÍSES QUE COMPÕEM Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Republica da Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
                                                                      
As Américas divisão física:
América do Norte: Canadá, Estados Unidos, Groenlândia e México.
América Central: Bahamas, Barbados, Belize, Costa Rica, Cuba, Dominica, El Salvador, Granada, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e  Neves, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago.

América do Sul: Brasil, Colômbia,
Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

As Américas divisão Sociocultural:
América Anglo-Saxônica: Canadá, Groenlândia e Estados
Unidos.
América Latina: México, Bahamas, Barbados, Belize, Costa Rica, Cuba, Dominica, El Salvador, Granada, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão, e Neves, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago.
 Brasil, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário