domingo, 17 de julho de 2011

SISTEMA POLÍTICO ADMINISTRATIVO BRASILEIRO (SUJESTÃO).

O sistema político administrativo brasileiro: só melhora se a consciência da sociedade interagir com seriedade e responsabilidade administrativo. Desta forma levamos a um alto nível de credibilidade em gestão pública e privada neste País.
            Portanto, que o gestor público não veja o cargo administrativo somente como cargo político, mas que tenha consciência que o cargo também seja exercido com responsabilidade administrativo. No entanto os cargos políticos administrativos públicos na sua maioria são exercidos por técnicos de ligações partidárias sem uma capacitação prévia pela Instituição para o exercício da função. Tornando no início do exercício muitas dificuldades e controle na eficácia das atividades desenvolvidas.
·        Por exemplo: um cargo de gestão em saúde sendo exercido por pessoas não especialista na área de saúde.
·        Outro de gestor na área da educação sendo exercido por pessoas da área de Agronomia etc. Este é o quadro que se percebe. 
Portanto, seria adequado se técnicos ligados ou não a Partidos Políticos fossem nomeados para suas áreas de atuação. Exemplo:
·        Cargo na área de saúde fosse exercido por médicos
·        Na área de saneamento básico exercido por Engenheiros ou Arquitetos
·        Outro na área de orçamento financeiro exercido por Economistas
·        Em educação exercida por pedagogos
·        Área jurídica exercido por advogados etc
      Agricultura exercida por um especialsta na área de Agronomia etc.
Assim a sociedade brasileira passaria acreditar em administração pública de qualidade nas três esferas: Municipal, Estadual e Federal.
            Desta forma, as pessoas certas nos lugares certos, o desempenho de suas funções se tornariam viáveis e com qualidade. O resultado seria produtivo para a Instituição e para a sociedade em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário