quinta-feira, 14 de julho de 2011

ESTRUTURA DA TERRA

CAMADAS DA TERRA
As Camadas da Terra:  as camadas da Terra São três, a terra é formada por elementos sólidos, líquidos, gasoso e biológico.
1-Litosfera ou  crosta 
2-O manto;
3-O núcleo;
A litosfera: corresponde à camada rochosa sólida que envolve o planeta. É também chamada de crosta terrestre, possuindo em média 35 a 60 km de espessura em terra firme, e de 6 a 10 km nos fundos dos oceanos.
Alitosfera: camada sólida da terra, divide-se em duas partes: Sial e Sima.

Sial: é a parte mais externa da crosta terrestre corresponde ao solo e subsolo, é constituída de Silício e Alumínio, com 800ºc de temperatura. Atinge uma profundidade de 15a20km. 

Sima: constituída por (rochas à base de silício e magnésio). Nessa camada encontram-se as rochas sedimentares as rochas magmáticas e os minerais. Apresenta profundidade de 30a35km. Nessa camada se encontra as rochas basálticas.

Hidrosfera: é representado pela camada líquida formada pelos oceanos e mares 97.5% e 2.5%, Rios, Lagos, Geleiras e águas subterrâneas.

Biosfera: é representada pela camada dos seres vivos, formada pelo reino animal e vegetal, se estende uns 8.000m acima do nível do mar e até aproximadamente 4.000m de profundidade nos oceanos. Segundo DEMÉTRIO GOWDAK E EDUARDO MARTINS, Ciências 5ª série, NATUREZA E VIDA ED. FTD. 1996, P.17. 

Atmosfera: atmosfera apresenta uma espessura indefinida não se conhece claramente o seu limite superior calcula-se que esteja na faixa entre 750a1000km acima da superfície da Terra, corresponde à camada de gases – sem cheiro, sem cor e sem gosto que envolve o planeta Terra. É de importância vital para todo o mundo animal e vegetal sustenta a vida animal e vegetal na superfície do globo.

Atmosfera é responsável: pela manutenção do equilíbrio térmico do planeta pela  transmissão do som  pela  a   difusão da luz. Sua função mais importante, porém é a de agir como manto protetor que absorve grande parte da radiação solar perigosa à vida humana, permitindo apenas a passagem da radiação necessária à existência de vida na terra.

Composição química da atmosfera: nitrogênio 78%, oxigênio 21% e 1% de outros gases: argônio, dióxido de carbono, neônio, hélio, ozônio, hidrogênio.

Camadas da Atmosfera: subdivide-se em quatro camadas: troposfera, estratosfera, ionosfera, e exosfera.

Troposfera: estende-se em média 12 a 18 km de altitude acima da superfície terrestre. É nessa camada que se concentra 80% dos gases da atmosfera. É aí também que ocorrem os fenômenos meteorológicos que irão definir o tempo e o clima.

Estratosfera: fica acima da troposfera com altitudes que vão de 12 até 80 km acima da superfície terrestre ela contém a camada de ozônio - atuando como importante filtro dos raios ultravioleta, impedindo-os de atingir a superfície terrestre em que poderia gerar graves problemas para os seres humanos, como cegueira e câncer de pele. Essa camada é importante, porque reflete as ondas radiofônicas e devolve-as para superfície garantindo assim a transmissão de rádio.
Exosfera: localiza-se acima de 480 km de altitude.          

A ionosfera: é uma camada da atmosfera, localizada entre a mesosfera e a exosfera, entre os 80 e os 800 km de altitude.




Um comentário:

  1. Prezado Raimundo, alguma coisa falta ser explicado nisso aqui, se a terra tem em seu núcleo metal liquido e gira a 1.666 km/h, da para se entender que a mesma possui uma força centrifuga tendo em vista esta imensa rotação - Perante a isso não tem como a mesma não ser oca, neste caso externamente teríamos a força gravitacional e internamente a centrifuga.

    ResponderExcluir