terça-feira, 12 de julho de 2011

MOVIMENTO DA tERRA, DA LUA E DO SOL

Movimentos da Terra: são os movimentos simultâneos realizados no espaço:
·        Movimento de Rotação da Terra: a Terra gira em torno de si mesma, em torno de seu próprio eixo imaginário. A duração da rotação é de 24 horas e define os dias e as noites. O lado voltado para o Sol é dia o outro lada da Terra é noite. Sua velocidade é de 1.666 km/h na altura do Equador. Nos pólos a velocidade de rotação é nula. Com base na rotação da Terra foram criados as horas e os fusos horários.

·        Movimento de Translação da Terra: é o movimento que a Terra executa ao redor do Sol, leva um tempo total aproximado de 365 dias e 6 horas até que se complete um ano e define as estações do ano. Sua velocidade é de 299 km/s

·        Movimento de Revolução da Terra: é o movimento executado pela Terra ao redor do centro da Via Láctea junto com o Sol.
A Lua possui muitos movimentos, mas os principais são a rotação, revolução e translação.
·        O Movimento de rotação da Lua: é o movimento que ela faz em torno do seu próprio eixo em 27 dias e 8 horas.

·        O Movimento de revolução da Lua: é o elíptico que ela faz ao redor da Terra. Esses dois movimentos têm a mesma duração, pois são realizados, em tempos iguais, num período aproximado de 27 dias e 8 horas. Devido à igualdade nas durações desses dois movimentos é que a Lua nos mostra sempre a mesma e única face.

·        O movimento de translação da Lua: é o que faz em torno do Sol acompanhando a Terra. Sua duração é de um ano, portanto, 365 dias e 6 horas.

Movimento do Sol: o sol realiza dois movimentos, rotação e translação.


·        Movimento de rotação do Sol: este movimento é realizado em torno de si, em 25 dias e 06 horas;


·        Movimento de translação do Sol: é realizado através do espaço e no qual leva consigo todos os planetas em direção a um ponto imaginário, denominado ápex, que, provavelmente, localiza-se na constelação de Lira.

                                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário